Propriocepção do Veículo



 

Eventos de condução

Um veículo equipado com sensoriamento inercial e sensores auxiliares trafega em uma via. Analisando as componentes de grandezas físicas em X e Y no sistema de coordenadas do veículo, são reconhecidos eventos de condução, tal como direção e sentido da movimentação (como virando à direita suave ou bruscamente, virando à esquerda) e ações de controle da mecânica (acelerando e frenando). Disponibilizando estas informações ao agente inteligente que controla o veículo, é possível determinar se as decisões tomadas em relação aos movimentos veiculares estão sendo realizadas corretamente e, se necessário, efetuar ajustes de comando. Em conjunto com o módulo de percepção é possível, por exemplo, que trafegando em uma pista de alta irregularidade na qual seu conceito qualitativo é baixo, o agente toma a decisão de reduzir a velocidade, decisão a qual pode ser comprovada através do módulo de propriocepção.

Sistema de Caixa-Preta Veicular

  • Comportamento de condução.

Sobre o Autor

Thiago Rateke is a Computer Vision Researcher with experience mainly focusing on visual perception for autonomous navigation. Finished his PhD degree at Federal University of Santa Catarina (UFSC) in 2020 with focuses on visual perception for Autonomous Navigation. Using approaches like: Stereo Vision, Optical Flow and Convolutional Neural Networks.