Computação Gráfica::Guia de Criação usando Modelos Hierárquicos em UE4

Esta página possui um breve Guia de Criação de Modelos Hierárquicos usando Unreal Engine em Linux.
Possui também links para páginas que consideramos úteis
O tutorial abaixo foi baseado parcialmente em material disponibilizado por Epic Games, referenciado
na seção de Links Úteis.

Criando seu primeiro Boneco Animado em UE4

Vamos construir um boneco usando Animação Esqueletal. A Animação Esqueletal é uma disciplina do Desenvolvimento de Games voltada à implementação facilitada de Modelos Hierárquicos.

Links úteis em Modelos Hierárquicos e Animação Esqueletal

Aqui vão links para ajudar você a fazer seus próprios modelos. Uma parte do material abaixo nós usamos para desenvolver o tutorial acima, em especial o material das páginas de documentação do UE4 da Epic Games.

Guias de Desenvolvimento da Epic Games

  1. Página principal de Animação Esqueletal do UE4:  https://docs.unrealengine.com/latest/INT/Engine/Animation/index.html

Tutoriais de Terceiros sobre Modelos Hierárquicos e Animação Esqueletal

  1. Exemplo de código de baixo nível em OpenGL: https://www.opengl.org/wiki/Skeletal_Animation

Videos sobre Modelos Hierárquicos e Animação Esqueletal

  1. [Unreal Engine 4] Import a Skeletal Mesh with Animations and Cloth Physics from Blender
    1. Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=mvQKY4uYBXc
    2. Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=ccYNRCDEavE

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.