APIs Gráficas::OpenGL
- GLUT – The OpenGL Utility Toolkit
- FreeGLUT (Linux) apt-get install freeglut3
- Modelagem Hierárquica em OpenGL: http://goanna.cs.rmit.edu.au/~gl/teaching/Interactive3D/2015/hierarchical-modelling.html
Modeladores 3D
Modeladores 3D::Blender
- Guia de Instalação de Blender em Linux
- A Interface de Blender: Navegando e Configurando
- Criando seu Primeiro Modelo em Blender
- Aplicando Texturas em Blender
- Criando Personagens em Blender
- Trabalhando com Captura de Movimentos
- Exportando Modelos em Blender para seu Game Engine
Enunciados de Trabalhos de Modelagem 3D em Blender de INE 5420
- Projeto de Bicicleta Rear-Suspension de Elio Cavaciocchi (1941)
- Projeto de Modelagem do Navio Carl Hoepcke
- Modelagem Realista de um Objeto Arquitetônico Histórico de Florianópolis com base em Plantas Baixas e Fotografias
Modeladores 3D::Alternativas
Produtos Comerciais Alternativos para Modelagem 3D e Animação
A UFSC possui licenças de Campus de todos os produtos da Autodesk, inclusive para o launo instalar em seu computador pessoal e utilizar em casa. Confira o Guia de instalação do Autodesk disponível no SETIC/UFSC. A partir dessa página no SETIC você terá links para páginas com os diveross passos e downloads. É necessário ser aluno ou professor da UFSC.
Para a nossa disciplina são interessantes as seguintes ferramentas, que podem ser utilizadas como uma alternativa ao Blender:
- Modelagem 3D voltada a Prédios, Paisagens e Máquinas: 3D Studio Max. É um programa de modelagem tridimensional, originalmente desenvolvido por Discreet e Kinetix, que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
- Modelagem 3D voltada a Animação e a Personagens: Maya. É um programa de modelagem 3D, animação e efeitos especiais originalmente desenvolvido pela Alias Systems Corporation e utilizado na industria de cinema e de televisão, tal como no desenvolvimento de jogos de computador e de consoles.
Ambas as ferramentas podem ser baixadas para Linux, Windows e MacOS.
Software Livre Alternativo para Modelagem 3D e Animação
- Wings3D software livre para modelagem 3D. Possui um potencial para modelagem orgânica, sendo adotado por diversos artistas gráficos como acessório para modelagem. O Wings 3d modela através da técnica conhecida como subdivisão de superfícies que consiste em modelar um objeto através de sucessivas divisões (Wikipedia).
- Site: http://www.wings3d.com/
- Página de downloads (Linux, Windows, MacOS)
Game Engines
Game Engines::Unity3D
- Guia de Instalaçao do Unity3D em Linux
- Criando sua Primeira Aplicação em Unity3D em Linux
- Importando o seu Modelo de Blender para Unity3D
- .deb da Versão Linux de Unity3D v.5 –https://forum.unity3d.com/threads/unity-on-linux-release-notes-and-known-issues.350256/
Game Engines::Unreal Engine 4
- Guia de Instalação do Unreal Engine em Linux
- Criando sua Primeira Aplicação no Unreal Engine em Linux
- Guia de Criação de um Exemplo 2D Side Scroller
- Guia de Criação de Paisagismo em Unreal Engine em Linux
- Guia de Criação usando Modelos Hierárquicos em UE4
Game Engines::Godot
- Página Oficial do Godot Engine
- Da Modelagem em Blender até o GamePlay – Guia Ilustrado de Desenvolvimento de um Game com Godot Engine por Robson Zagre Júnior e Wesly Carmesini Ataide (2020.1)