Computação Gráfica::Páginas de Suporte e Tutoriais

APIs Gráficas::OpenGL

  1. GLUT – The OpenGL Utility Toolkit
  2. FreeGLUT (Linux) apt-get install freeglut3
  3. Modelagem Hierárquica em OpenGL: http://goanna.cs.rmit.edu.au/~gl/teaching/Interactive3D/2015/hierarchical-modelling.html

Modeladores 3D

Modeladores 3D::Blender

 

BlenderDesktopLogo

  1. Guia de Instalação de Blender em Linux
  2. A Interface de Blender: Navegando e Configurando
  3. Criando seu Primeiro Modelo em Blender
  4. Aplicando Texturas em Blender
  5. Criando Personagens em Blender
  6. Trabalhando com Captura de Movimentos
  7. Exportando Modelos em Blender para seu Game Engine
    1. Exportando o seu Modelo para Unity3D

Enunciados de Trabalhos de Modelagem 3D em Blender de INE 5420

  1. Projeto de Bicicleta Rear-Suspension de Elio Cavaciocchi (1941)
  2. Projeto de Modelagem do Navio Carl Hoepcke
  3. Modelagem Realista de um Objeto Arquitetônico Histórico de Florianópolis com base em Plantas Baixas e Fotografias

Modeladores 3D::Alternativas

Produtos Comerciais Alternativos para Modelagem 3D e Animação

photo

A UFSC possui licenças de Campus de todos os produtos da Autodesk, inclusive para o launo instalar em seu computador pessoal e utilizar em casa. Confira o Guia de instalação do Autodesk disponível no SETIC/UFSC. A partir dessa página no SETIC você terá links para páginas com os diveross passos e downloads. É necessário ser aluno ou professor da UFSC.

Para a nossa disciplina são interessantes as seguintes ferramentas, que podem ser utilizadas como uma alternativa ao Blender:

  1. Modelagem 3D voltada a Prédios, Paisagens e Máquinas: 3D Studio Max. É um programa de modelagem tridimensional, originalmente desenvolvido por Discreet e Kinetix, que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
    3ds-Max-01
  2. Modelagem 3D voltada a Animação e a Personagens: Maya. É um programa de modelagem 3D, animação e efeitos especiais originalmente desenvolvido pela Alias Systems Corporation e utilizado na industria de cinema e de televisão, tal como no desenvolvimento de jogos de computador e de consoles.
    Maya-01

Ambas as ferramentas podem ser baixadas para Linux, Windows e MacOS.

Software Livre Alternativo para Modelagem 3D e Animação

wings

  1. Wings3D software livre para modelagem 3D. Possui um potencial para modelagem orgânica, sendo adotado por diversos artistas gráficos como acessório para modelagem. O Wings 3d modela através da técnica conhecida como subdivisão de superfícies que consiste em modelar um objeto através de sucessivas divisões (Wikipedia).
    1. Site: http://www.wings3d.com/
    2. Página de downloads (Linux, Windows, MacOS)

Game Engines

Game Engines::Unity3D

unity0

  1. Guia de Instalaçao do Unity3D em Linux
  2. Criando sua Primeira Aplicação em Unity3D em Linux
  3. Importando o seu Modelo de Blender para Unity3D
  4. .deb da Versão Linux de Unity3D v.5 –https://forum.unity3d.com/threads/unity-on-linux-release-notes-and-known-issues.350256/

Game Engines::Unreal Engine 4

ue4

  1. Guia de Instalação do Unreal Engine em Linux
  2. Criando sua Primeira Aplicação no Unreal Engine em Linux
  3. Guia de Criação de um Exemplo 2D Side Scroller
  4. Guia de Criação de Paisagismo em Unreal Engine em Linux
  5. Guia de Criação usando Modelos Hierárquicos em UE4

Game Engines::Godot

godot

  1. Página Oficial do Godot Engine
  2. Da Modelagem em Blender até o GamePlay – Guia Ilustrado de Desenvolvimento de um Game com Godot Engine por Robson Zagre Júnior e Wesly Carmesini Ataide (2020.1)

Enunciados de Trabalhos de Animação com Modelos  Hierárquicos de INE 5420

  1. Trabalho de Animação com Modelos Hierárquicos, Motion Capture e Game Engines::Jogo de Pokèmon em Unity ou Unreal
  2. Trabalho de Animação com Modelos Hierárquicos, MoCap e Game Engine::Jogo de Pokèmon Ciclista em Unity ou UE4

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.