Contents
- 1 Parte I – Computação Gráfica Básica com Implementação de um Sistema Gráfico Interativo
- 2 Parte II – Tópicos Avançados – Visualização Realística em 3D, z-Buffering, Rayshading, Raycasting, Raytracing e Radiosidade
- 2.1 Introdução à Visualização Realista
- 2.2 Teoria de Shading
- 2.3 Prática de Raytracing
- 2.4 Ferramentas de Modelagem 3D
- 2.5 Objetivos da parte de OpenGL na disciplina de CG
- 2.6 O que é OpenGL ?
- 2.7 Tutorial e Material das Aulas Básicas
- 2.8 OpenGL para outras Linguagens de Programação e Outras APIs
- 2.9 Tutoriais e Material de OpenGL Adicional Opcional
- 2.10 De Onde vem este Tutorial ?
- 3 Parte IV – Aplicações Avançadas e Assuntos Especiais
Introdução e Filosofia deste Material Didático
Parte I – Computação Gráfica Básica com Implementação de um Sistema Gráfico Interativo
Visão Geral do Programa da Disciplina
Introdução e Conceitos Básicos
Transformações Geométricas 2D e Coordenadas Homogêneas
Clipping (Recorte)
Curvas Paramétricas em 2D
Computação Gráfica 3D
Operações Geométricas 3D
Superfícies Curvas Bicúbicas 3D
Parte II – Tópicos Avançados – Visualização Realística em 3D, z-Buffering, Rayshading, Raycasting, Raytracing e Radiosidade
Introdução à Visualização Realista
O que são Shading, Raycasting e Raytracing ?
Exemplos de Raytracing
Teoria de Shading
Buffer de Profundidade – z-Buffering
Conversão de Varredura (Scan Conversion)
Modelando a Iluminação de um Objeto
Prática de Raytracing
Principais Raytracers
Tutorial de Raytracing usando POV-Ray
O Método da Radiosidade: Modelando Radiância e Interação Luminosa entre Objetos
Material Fotográfico para o Trabalho de Modelagem em POV-Ray
Ferramentas de Modelagem 3D
Blender
Studio3D
Parte III – APIs Gráficas e Conceitos Avançados com Implementações em OpenGL e C++