Programa da Disciplina

Contents

Introdução e Filosofia deste Material Didático

Parte I – Computação Gráfica Básica com Implementação de um Sistema Gráfico Interativo

Visão Geral do Programa da Disciplina
Introdução e Conceitos Básicos
Transformações Geométricas 2D e Coordenadas Homogêneas
Clipping (Recorte)
Curvas Paramétricas em 2D
Computação Gráfica 3D
Operações Geométricas 3D
Superfícies Curvas Bicúbicas 3D

Parte II – Tópicos Avançados – Visualização Realística em 3D, z-Buffering, Rayshading, Raycasting, Raytracing e Radiosidade

Introdução à Visualização Realista
O que são Shading, Raycasting e Raytracing ?
Exemplos de Raytracing
Teoria de Shading
Buffer de Profundidade – z-Buffering
 Conversão de Varredura (Scan Conversion)
Modelando a Iluminação de um Objeto
Prática de Raytracing
Principais Raytracers
Tutorial de Raytracing usando POV-Ray
O Método da Radiosidade: Modelando Radiância e Interação Luminosa entre Objetos
Material Fotográfico para o Trabalho de Modelagem em POV-Ray
Ferramentas de Modelagem 3D
Blender
Studio3D

Parte III – APIs Gráficas e  Conceitos Avançados com Implementações em OpenGL e C++

Objetivos da parte de OpenGL na disciplina de CG
O que é OpenGL ?
Tutorial e Material das Aulas Básicas
OpenGL para outras Linguagens de Programação e Outras APIs
Tutoriais e Material de OpenGL Adicional Opcional
De Onde vem este Tutorial ?

Parte IV – Aplicações Avançadas e Assuntos Especiais

Utilizando Modelos Hierárquicos em Computação Gráfica
Simulando a Movimentação de Humanos e Animais Baseada em um Modelo Hierárquico
Realidade Virtual e VRML

Sobre o Autor

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.