E2 – Morfologia Matemática
Morfologia Matemática
- O estudo morfológico concentra-se na estrutura geométrica das imagens.
- Aplica-se morfologia em , realce, filtragem, segmentação, esqueletonização e outras operações afins.
- Definição de uma imagem e feita através de um vetor bidimensional com coordenadas (x, y) para sua representação gráfica .
Conceito de Morfologia Matemática
- Conceito básico: consiste em extrair informações de uma imagem de geometria desconhecida pela transformação com uma outra imagem completamente definida (convolução), chamada elemento estruturante.
- Ao contrário da convolução genérica, na Morfologia Matemática a FORMA do elemento estruturante terá impacto sobre o resultado.
E2.1 Dilatação Binária
A Dilatação expande uma imagem utilizando um Kernel.
Requisitos:
- Usaremos sempre um Kernel quadrado, com Hot Spot no centro da matriz.
- Se quisermos representar um elemento estruturante com forma de linha, faremos uma matriz quadrada, com 1s na linha central e 0s no resto:
Algoritmo informal da dilatação binária:
- Passe o elemento estruturante por todos os pixels da imagem original:
- Se o valor do pixel da imagem sob o elemento central for diferente de zero, copie todos os valores não-zero do elemento estruturante para a imagem resultado.
E2.2. Erosão Binária
A Erosão pode ser definida de forma bem informal como a operação morfológica que encolhe uma imagem de acordo com critérios dados por um elemento estruturante.
Algoritmo informal da erosão binária:
- Passe o elemento estruturante por todos os pixels da imagem original:
- Se nenhum valor dos pixels da imagem sob os valores não-nulos do elemento estruturante for zero, ponha um valor 1 (ou 255) na posição R da imagem resultado.
Existem diversos Operadores e Filtros Morfológicos usando Dilatação/Erosão. Veremos alguns deles adiante.
E2.3 BoundEXT
- Achar todos os pixels que limitam o objeto pelo lado de fora (contorno externo).
- Realiza-se uma dilatação da imagem e desta subtrae-se a imagem original.
E2.4 BoundINT
- Achar o contorno de interno objetos.
- Erode-se a imagem e subtrai-se a imagem erodida da original.
E2.5 Gradiente Morfológico
- Outra forma de encontrar a borda.
- Composta de três outras operações básicas: Dilatação, erosão e a subtração.
- A imagem é dilatada e erodida pelo mesmo kernel e o resultado erodido é subtraído do resultado dilatado. Resulta em uma borda maior e mais confiável.
E2.6 Abertura (Opening)
- Opening – suaviza o contorno de uma imagem.
- Quebra estreitos e elimina proeminências delgadas.
- É usada também para remover ruídos da imagem e abrir pequenos vazios ou espaços entre objetos próximos numa imagem .
- Dada por uma erosão seguida de uma dilatação com o mesmo elemento estruturante.
E2.7 Fechamento
- Closing – Funde pequenos quebras e alargas golfos estreitos. Elimina pequenos orifícios. Irá preencher ou fechar os vazios. Estas operações remover pixels brancos com ruídos.
- A morfologia matemática, como mostra o exemplo acima é muito ítil para a geração de máscaras binárias, utilizadas então em outros tipos de operação, como operações lógicas e operações matemáticas entre imagens. Nem sempre a geração de uma máscara é simples como no exemplo acima. O exemplo abaixo mostra uma máscara gerada através da utilização de um kernel circular de diâmetro 11 pixels.
Morfologia Matemática – Parte II – Tons de Cinza e Cores
A idéia básica de Morfologia binária extende-se para tom de cinza, mas operações lógicas simulam a conversão aritmética: Uniões se tornam máximos e interseções se tornam mínimos.
E 2.8 Erosão em Tons de Cinza
Algoritmo em Linguagem Informal:
1. Posiciona-se a origem do elemento estruturante sobre o primeiro pixel da imagem que sofre erosão.
2. Calcula-se a diferença de cada par correspondente de valores de pixels do elemento estrutural e da imagem.
3. Acha-se o valor mínimo de todas essas diferenças, e armazena-se o pixel correspondente na imagem de saída para este valor.
4. Repete-se este processo para cada pixel da imagem que sofre erosão.
E 2.8 – Dilatação em Tons de Cinza
Algoritmo em Linguagem Informal:
1. Posiciona-se a origem do elemento estrutural sobre o primeiro pixel da imagem a ser dilatada.
2. Calcula-se a soma de cada par correspondente de valores de pixels do elemento estrutural e da imagem.
3. Acha-se o valor máximo de todas essas somas, e armazena-se o pixel correspondente na imagem de saída para este valor.
4. Repete-se este processo para cada pixel da imagem a ser dilatada.
E 2.10 Fechamento em Tons de Cinza
O fechamento em tons de cinza funciona como o fechamento binário combinando as duas operações de dilatação e erosão em seqüência. A diferença é que a propriedade da idempotência não se aplica: vários fechamentos seguidos produzem uum resultado mais acentuado do que um único fechamento. Isto significa que ium operador do tipo n-fechamento faz sentido. Veremos alguns exemplos adiante.
E 2.11 Abertura em Tons de Cinza
A abertura em tons de cinza funciona como a abertura binária combinando as duas operações de erosão e dilatação em seqüência. A diferença é que a propriedade da idempotência não se aplica: várias aberturas seguidas produzem um resultado mais acentuado do que uma única abertura. Isto significa que ium operador do tipo n-abertura faz sentido. Veremos alguns exemplos adiante.
Exemplos de Morfologia Matemática de Tons de Cinza
Vários exemplos de aplicação de abertura e fechamento, sempre sobre as imagens originais de ultra-sm e tomografia computadorizada mostradas anteriormente