Contents
Visão Geral do Algoritmo do Método de Dividir e Unir
O algoritmo é muito simples.
Funciona dividindo a imagem recursivamente em uma quadtree, até que um nodo não possua mais diferenças enre seus pixels (de acordo com um critério pré-definido). Estes são nodos-folha e possuem a cor (ou cor média) dos pixels que contém. Nodos intermediários não possuem cor associada.
Em seguida, usando algum critérios de similaridade de pixel, retornamos subindo pela árvore, usando a própria estrutura da árvore como informação de topologia (não há necessidade de matriz de adjacência), e rerotulamos nodos adjacentes em um mesmo nível e nodos avô/pai/filho que possuam cores similares de acordo com o critério de similaridade escolhido.
Podemos usar o critério de similaridade que desejarmos.
Simulação de uma Execução de Split&Merge
Fase 1: Split
Iniciamos com uma árvore onde toda a imagem é rpresentada pela Raiz. Em seguida dividimos a imagem em quatro quadrantes:
A divisão de pixels, nestes dois passos, fica assim:
Continuando a divisão recursiva, descemos mais um nível, em seguida procuramos algum nodo que seja homogêneo. Vamos encontrar 8:
Mais uma descida já nos fornece os nodos homogêneo restantes, todos unitários:
Estes dois passos recursisvos, vistos sobre a imagem ficam assim:
Fase 2: Merge
Agora devemos retornar, subindo na árvore, colorindo:
- Nodos-folha já possuem cor
- Estrutura da árvore informa sobre adjacências