Ferramenta de Software que permite inserir interatividade em vídeos para TV Digital. O software é baseado em uma linha de tempo a partir da qual o jornalista responsável pela edição pode inserir aplicativos interativos como textos, imagens, perguntas, regras de apresentação, vídeos alternativos, etc. O foco do software Célula é a simplicidade, o que o torna uma ferramenta eficiente e facilmente utilizável por todos, reduzindo os custos e dificuldades da produção de conteúdo interativo para TV digital no Brasil.
A primeira versão beta da ferramenta esta disponível para download aqui.
Nesta primeira versão foi suprimido o recurso de pré-visualização em decorrência do uso de bibliotecas proprietárias para seu funcionamento. Este recurso será novamente colocado a disposição nas próximas versões.
Outra pendencia é que nesta versão a ferramenta esta limitada a gerar interatividades no parão Ginga-NCL, suprimindo seu potencial de gerar para outros padrões e plataformas. Isso se deve a estabilidade do desenvolvimento
Duvidas ou sugestões sobre a ferramenta podem ser postadas no site ou enviadas para mathias@incod.ufsc.br ou krieger@incod.ufsc.br.
Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria Célula (PDF)
Tutorial para testar os programas desenvolvidos pelo Célula
Sobre Aldo von Wangenheim
possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.