Métodos, Técnicas e Ferramentas para Visualização de Dados no Computador:
Nesta disciplina serão vistos os fundamentos de Computação Gráfica, os quais serão implementados exemplarmente no desenvolvimento de um sistema gráfico interativo e também técnicas avançadas de visualização e raytracing utilizando um raytracer de domínio público e a API OpenGL, tanto em Unix como em MS Windows. Além disso, serão vistos tópicos especiais de aplicação da Computação Gráfica, como Realidade Virtual, CAD e outros.
Sistema Gráfico Interativo desenvolvido pelo aluno Marco S. Souza (2011.1)
Trabalho de Renderização Avançado do aluno Dalton S.R.F. (2005.1)
Passo final: Integrando a Modelagem e a Animação em um Jogo desenvolvido com uma Game Engine
Trabalho de Alek Fröhlich e Nicolas Göldner (2020.1):
Organização:
Aulas teóricas e práticas com acompanhamento de estagiário de docência do PPGCC.
Pré-requisitos:
Conhecimentos (o que o aluno deve obrigatoriamente saber para esta cadeira):
Programação orientada a objetos: Será utilizada a linguagem de programação C++ para a resolução dos exercícios propostos em sala. O aprendizado desta linguagem fica por conta do aluno.
Estruturas de dados e algoritmos: Trata-se de uma disciplina com enfase na implementação de algoritmos relativamente complexos e o aluno deve possuir bons conhecimentos de estruturas de dados e boa experiência de programação.
Geometria Analítica e Álgebra Linear: Nesta disciplina você vai usar todos os conhecimentos de Geometria Analítica (que você deveria ter aprendido para o Vestibular) e de Álgebra Linear (que faz parte do ciclo básico do nosso Curso de CCO). Se você acha que esqueceu estes conteúdos, aproveite para refrescá-los antes do início do semestre.
Equipamento:
Computador Linux (Ubuntu 14.04 ou maior) com pelo menos 8 GB RAM e processador 4-core para execução e desenvolvimento em Game Engines (Sugerimos Core i7 e 16 GB).
Enunciados e Resultados de Trabalhos de Modelagem 3D:
LAPIX obtém segundo lugar em competição internacional de Inteligência Artificial organizada pela Universidade das Forças Armadas Alemã para interpretação de cenas offroad de navegação veicular autônoma
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possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Medicina. É também professor e orientador de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Tem experiência nas áreas de Produção de Conteúdo para TV Digital Interativa, Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. É também Coordenador Técnico da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), coordenador do Grupo de Trabalho Normalização em Telessaúde do Comitê Permanente de Telessaúde/Ministério da Saúde e membro fundador e ex-coordenador da Comissão Informática em Saúde da ABNT - ABNT/CEET 00:001.78. Atualmente também é membro da comissão ISO/TC 215 - Health Informatics. Foi coordenador da RFP6 - Conteúdo - do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital/Ministério das Comunicações. Desde 2007 é Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e Coordenador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.
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