LAPIX obtém segundo lugar em competição internacional organizada pela Universidade das Forças Armadas Alemã para navegação veicular autônoma offroad

feldweg_512.d

A equipe DeepUFSC – Equipe de Competição em Aprendizado Profundo e Inteligência Artificial da UFSC, liderada pelo professor Aldo von Wangenheim do LAPIX – Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica, uma unidade do INCoD – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para convergência digital da UFSC e do EMBRAPII MOVE – Tecnologias de Mobilidade e Veiculares, obteve o segundo lugar na competição internacional Outdoor Semantic Segmentation Challenge, organizada pela Universidade das Forças Armadas Alemã (UniBW). A competição envolveu 56 participantes internacionais e foi voltada à área da Inteligência Artificial aplicada à Navegação de Veículos Autônomos em situações off-road. A tarefa foi a de interpretar corretamente 100 diferentes cenas de caminhos na floresta ou em áreas agrícolas, não-pavimentados e não-sinalizados, localizados no interior da Europa. Os resultados obtidos pela equipe DeepUFSC vão ser apresentados na Conferência de Reconhecimento de Padrões – DAGM GCPR 2021.

A equipe DeepUFSC é composta pelos estudantes:

  • Juliana Marian Arrais (Formada em Física e graduanda de Meteorologia)
  • André Victoria Mathias (Mestrando, PPGCC)
  • João Gustavo Amorim (Mestrando, PPGCC)
  • Gabriel Machado (Mestrando, PPGCC)
  • Bruno Juncklaus (Mestrando, PPGCC)
  • Allan Cerentini (Doutorando, PPGCC)
  • Felipe Radovanovic (Graduando, Engenharia Eletrônica)

Veja a página do projeto aqui: https://www.lapix.ufsc.br/pesquisas/projeto-veiculo-autonomo/

About Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e Doutorado Acadêmico (Dr. rer.nat.) em Ciências da Computação pela Universidade de Kaiserslautern (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas de Informática em Saúde, Processamento e Análise de Imagens e Engenharia Biomédica, com ênfase em Telemedicina, Telerradiologia, Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico por Imagem e Processamento de Imagens Médicas, com foco nos seguintes temas: analise inteligente de imagens, DICOM, CBIR, informática médica, visão computacional e PACS. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital - INCoD. Foi o criador e primeiro Coordenador do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina no âmbito do Programa Telessaúde Brasil do Ministério da Saúde e da OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde e criador do Núcleo Santa Catarina da RUTE - Rede Universitária de Telemedicina.